Bordados
Uma das marcas identitárias da nossa Freguesia são os Bordados de Tibaldinho ou de Alcafache. Nesta página conheça o que tem sido feito na Assembleia da República, em Lisboa, com vista à criação de um Centro para a Promoção e Valorização destes nossos bordados.
 
Centro para a Promoção e Valorização dos Bordados de Tibaldinho
 
Na Assembleia da República está em curso uma iniciativa legislativa com vista à criação de um Centro para a Promoção e Valorização dos Bordados de Tibaldinho. A seguir, as datas e os documentos deste processo.
 
DATAS
 
28 Set 2010    - O Parecer do deado Agostinho Lopes é aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional da Assembleia da República, tendo-se verificado a ausência do CDS-PP.
 
23 Set 2010    - O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e o presidente da Junta de Freguesia de Alcafache, Justino Costa, são ouvidos na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional da Assembleia da República. Esteve também presente João Lopes, vereador da Câmara de Mangualde com o pelouro da Cultura.
 
15 Set 2010    - O deado do PCP Agostinho Lopes é nomeado relator do Relatório/Parecer sobre a iniciativa legislativa “Projecto de Lei nº 358/XI”.
 
12 Jul 2010     - A Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública solicita ao Presidente da Assembleia da República a redistribuição do Projecto de Lei nº 358/XI à Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional.
 
06 Jul 2010     - O Projecto de Lei nº 358/XI baixa à Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública da Assembleia da República.
 
16 Jun 2010 – Os deados do PSD António Almeida Henriques, Teresa Morais, João Figueiredo e José Luís Arnault apresentam na Assembleia da República o Projecto de Lei nº 358/XI.
 
14 Out 2009   - Caduca a iniciativa legislativa “Projecto de Lei nº 542/X”.
 
16 Jul 2008     - O Relatório/Parecer do deado Miguel Ginestal é aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional da Assembleia da República.
 
01 Jul 2008     - O deado do PS Miguel Ginestal é nomeado relator do Relatório/Parecer sobre a iniciativa legislativa “Projecto de Lei nº 542/X.
 
19 Jun 2008    - Os deados do PSD José Cesário, Pedro Pinto, Melchior Moreira, António Almeida Henriques, Pedro Santana Lopes e Carlos Andrade Miranda apresentam na Assembleia da República o Projecto de Lei nº 542/X.
 
Julho de 2006 – É iniciada na Câmara Municipal de Mangualde a apreciação de um Projecto de Lei para a criação de um Centro para a Promoção e Valorização dos Bordados de Tibaldinho. A Junta de Freguesia de Alcafache interveio activamente e contribuiu com várias sugestões para melhoramento do documento.
 
DOCUMENTOS
 
 
 
 
 
Gravação da audição do Presidente da Câmara de Mangualde e do Presidente da Juntade Freguesia de Alcafache (23 Set 2010)
 
 
Gravação da apreciação e votação, dos 26’ 57’’ aos 30’ 46’’, do Relatório/Parecer (28 Set 2010)