Tibaldinho ou Alcafache
A nossa Freguesia distingue-se pelos famosos bordados de Tibaldinho ou de Alcafache. Tem aqui, ao seu dispôr, vasta documentação sobre esta arte popular, entre ela uma raridade bibliográfica: o trabalho, na íntegra, do professor Fernando Louro de Almeida, publicado em 1964. Tem por título BORDADOS DE TIBALDINHO OU BORDADOS DE ALCAFACHE, é o primeiro livro sobre o tema, tem sido citado por todos os autores de referência mas sempre de quase impossível acesso pelo público. Até agora, claro!
À esquerda, Maria Fernanda “Púcaro”, 75 anos, em Tibaldinho; à direita, Alexandrina, 75 anos, em Aldeia de Carvalho (2010)
 
À esquerda, Júlia, 70 anos, em Aldeia de Carvalho (2010); na outra, da esquerda para a direita: Maria Luísa, com o filho; Júlia de Almeida; Maria da Anunciação; duas futuras bordadeiras; Elvira Cardoso(1961)
 
 
Alcafache distingue-se pelos belos e famosos Bordados de Tibaldinho, que foram buscar o nome por que são conhecidos a uma das povoações da freguesia. Também são conhecidos por Bordados de Alcafache, devido ao facto de serem feitos, além de Tibaldinho, nas noutras povoações.
 
Esta manufactura, aqui implantada talvez no primeiro quartel do século XIX, ainda hoje se mantém como uma das maiores riquezas locais.
 
Anualmente, a Câmara de Mangualde e a Junta de Freguesia de Alcafache organizam dois cursos de formação.
 
É vasta a documentação sobre os Bordados de Tibaldinho ou Bordados de Alcafache. A Junta de Freguesia disponibiliza a estudiosos e a curiosos, a profissionais e a amadores, os seguintes documentos:
 
B01. BORDADOS DE TIBALDINHO OU BORDADOS DE ALCAFACHE (1/4), por Fernando Louro de Almeida, Separata do Boletim "Escolas Técnicas” nº 35 de 1964 da Direcção Geral do Ensino Técnico Profissional, Lisboa.
 
B01.  BORDADOS DE TIBALDINHO OU BORDADOS DE ALCAFACHE (2/4) , por Fernando Louro de Almeida, Separata do Boletim "Escolas Técnicas” nº 35 de 1964 da Direcção Geral do Ensino Técnico Profissional, Lisboa.
 
B01. BORDADOS DE TIBALDINHO OU BORDADOS DE ALCAFACHE - fotos (3/4), por Fernando Louro de Almeida, Separata do Boletim "Escolas Técnicas” nº 35 de 1964 da Direcção Geral do Ensino Técnico Profissional, Lisboa.
 
B01. BORDADOS DE TIBALDINHO OU BORDADOS DE ALCAFACHE - fotos (4/4), por Fernando Louro de Almeida, Separata do Boletim "Escolas Técnicas” nº 35 de 1964 da Direcção Geral do Ensino Técnico Profissional, Lisboa.
 
B02.  AS ORIGENS DO BORDADO DE TIBALDINHO , por Madalena Braz Teixeira, in “Bordado de Tibaldinho” – Catálogo da Exposição no Museu Nacional do Traje, Edição da Câmara Municipal de Mangualde, Instituto Português de Museus e Museu Nacional do Traje, 1998.
 
B03.  O BORDADO DE TIBALDINHO (Um Segredo Bem Guardado) , por Ana Pires, in “Bordado de Tibaldinho” – Catálogo da Exposição no Museu Nacional do Traje, edição da Câmara Municipal de Mangualde, Instituto Português de Museus e Museu Nacional do Traje, 1998.
 
B04. O BORDADO DE TIBALDINHO NO MUSEU NACIONAL DO TRAJE, por Nuno Porto,  in “Bordado de Tibaldinho” – Catálogo da Exposição no Museu Nacional do Traje, edição da Câmara Municipal de Mangualde, Instituto Português de Museus e Museu Nacional do Traje, 1998.
 
B05. O BORDADO DE TIBALDINHO NO MUSEU NACIONAL DO TRAJE - fotos, in "Bordado de Tibaldinho” – Catálogo da Exposição no Museu Nacional do Traje, Edição da Câmara Municipal de Mangualde, Instituto Português de Museus e Museu Nacional do Traje, 1998.
 
B06. PONTOS E MOTIVOS MAIS USADOS NO BORDADO DE TIBALDINHO, por Ana Pires in “Bordado de Tibaldinho” – Catálogo da Exposição no Museu Nacional do Traje, edição da Câmara Municipal de Mangualde, Instituto Português de Museus e Museu Nacional do Traje, 1998.
 
B07.  BORDADOS DE TIBALDINHO , por Alexandre Alves, in “Beira Alta”, volume LVIII, 1999, 3º e 4º trimestres, págs. 522-523.
 
B08. BORDADO DE TIBALDINHO, por Ilda Barreiros e Cristina Matos, Centro de Formação Penalva e Azurara, Mangualde, 2002.
 
B09. BORDADOS DE TIBALDINHO – Artesanato regional beiraltino, por José Manuel Azevedo e Silva, Edição da Câmara Municipal de Mangualde, 2003.
 
B09.  BORDADOS DE TIBALDINHO - Artesanato regional beiraltino (fotos) , por José Manuel Azevedo e Silva, Edição da Câmara Municipal de Mangualde, 2003.

B10. BORDADOS DE TIBALDIHO, trabalho elaborado por alunos e professores da Escola de Tibaldinho, ano lectivo 2005/2006.